top of page
Lendo um livro

Inteligência Artificial não é o fim da Comunicação

  • diasmariaeduarda
  • 24 de out. de 2024
  • 3 min de leitura

Saiba como utilizar a Inteligência artificial ao seu favor e otimize os processos de produção em comunicação



ree


Muito se disse sobre a Inteligência Artificial roubar os lugares dos profissionais de comunicação. Mas será que isso é realmente verdade?


Durante meus estudos em Comunicação Social, professores, profissionais e especialistas na área falavam que alguns conteúdos e cargos poderiam ser perdidos para a Inteligência Artificial.


Em tese, vemos que alguns conteúdos podem sim serem feitos por Inteligência Artificial, mas nem todos são de qualidade, criativos ou estratégicos e é aí que entra o profissional de comunicação.

 

Inteligência Artificial X Estratégia em Comunicação

Pode parecer estranho, mas a Inteligência Artificial não realiza conteúdos estratégicos nos processos de comunicação.


Mesmo sendo um software inteligente, que tem aprendizado de máquina e constantemente se atualiza, ainda há pontos, como a estratégia, que dependem de um profissional de comunicação capacitado.


Você pode dizer "mas se descrever todos os processos, explicar os problemas e os objetivos, a Inteligência Artificial vai entregar uma estratégia em comunicação para a sua marca". Verdade! Você tem razão. Porém, ela não vai prever possíveis inaplicabilidades, não irá trazer as prioridades, não irá realizar uma prevenção de crise e ruídos e o principal, ela não tem experiência na área e nem conhecimento do público, da mídia, da relação dos jornalistas, dentre outros pontos que podemos chamar de subjetivos na comunicação e que são essenciais para uma estratégia de sucesso.


É por esse fato que a Inteligência Artificial não substitui profissionais de comunicação capacitados. O que vemos hoje são esses softwares produzindo conteúdos básicos, notas rápidas e simples, processos não estratégicos, mas operacionais.


Nesse sentido, a Inteligência Artificial vem como uma ferramenta muito útil para o profissional de comunicação. Ela poderá impulsionar os processos de comunicação e garantir que o profissional foque no mais importante: a estratégia.

 

Inteligência artificial: uma ferramenta poderosa para a comunicação


Mesmo que inicialmente a Inteligência Artificial tenha chegado na área da comunicação como um inimigo ou substituto dos profissionais, ela pode sim ser uma grande aliada.


Sabendo utilizar essa ferramenta, é possível obter resultados positivos e garantir entregas ainda melhores para as marcas.


Isso porque a Inteligência Artificial pode ser usada de forma operacional, durante os processos, facilitando algumas etapas na área da comunicação.


Um exemplo é a utilização da inteligência artificial para decupar áudios. Quanto tempo gastamos para transcrever um áudio e extrair dali as falas mais relevantes ou os dados mais importantes?


Com a Inteligência Artificial, é possível ter a transcrição do áudio de forma rápida e então, o profissional tem apenas o trabalho de avaliar o conteúdo e selecionar as melhores partes.


Outro exemplo é a utilização da Inteligência Artificial para multiplicação de padrões. Sabe aquela imagem que será utilizada sempre, com poucas alterações? É possível criar um modelo e depois, utilizar a ferramenta para replicação, apontando para o software as pequenas alterações necessárias. Da mesma forma, essa padronização pode ser aplicada em textos, cabendo ao profissional apenas as partes de criação e estruturação da peça modelo.


Mas esses são alguns exemplos dentre as inúmeras possibilidades, de como utilizar a Inteligência Artificial a favor da comunicação.


Viu só? É possível sim garantir o seu espaço como profissional de comunicação e se adequar a esse novo mundo com a Inteligência Artificial.


Mesmo com vários conteúdos sendo criados apenas por Inteligências Artificiais, a qualidade, a criatividade e a estratégia, que trazem originalidade e autenticidade para as marcas, não são características desses materiais.


O profissional de comunicação tem que garantir o seu lugar na área, facilitando processos e abrindo espaço para a criatividade e a estratégia. O caminho é unir o útil ao agradável e necessário. Se temos ferramentas valiosas no mercado, devemos utilizá-las e nos atualizarmos para isso. A tecnologia é uma facilitadora e não inimiga. Otimize os processos e obtenha melhores resultados.


Caso você ainda não utilize Inteligência Artificial em comunicação, este é o momento para começar. Existem várias disponíveis gratuitamente na internet. Acredite, esse é um caminho para garantir ainda mais qualidade nos produtos de comunicação.

 
 
 

Comentários


bottom of page